Começou nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos, com todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis até o dia 31 de outubro nas unidades de saúde.
Mais de 6,8 milhões de doses de vacinas foram distribuídas aos estados e municípios, juntamente com um repasse de R$ 150 milhões para reforçar a estrutura das ações locais.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da imunização infantil.
“Os pais e mães só não tiveram doenças graves como a paralisia infantil e a meningite porque, um dia, seus pais enfrentaram situações difíceis para vaciná-los. Hoje, a realidade é outra, as vacinas estão disponíveis todos os dias nas unidades de saúde”, destacou.
A mobilização contempla vacinas contra pólio, sarampo, caxumba, rubéola, hepatites, HPV, Covid-19, febre amarela, meningite, rotavírus, entre outras.
Além da aplicação presencial, o aplicativo Meu SUS Digital enviará notificações aos responsáveis, lembrando sobre a importância da imunização. A ferramenta permite consultar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhar o status vacinal atualizado em tempo real.
De acordo com o Ministério da Saúde, os esforços de recuperação vacinal já mostram resultados: entre 2022 e 2024, houve aumento de 17% na imunização contra poliomielite e 40% na cobertura da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 18 de outubro, com horário especial de funcionamento nos postos de saúde.
“Será uma oportunidade estratégica para garantir que todas as crianças estejam protegidas”, concluiu o ministro.
📍 Com informações da Agência Brasil – Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

