Campos dos Goytacazes e São João da Barra estão entre os municípios com maior poder de influência no estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Mapa Rio Soft Power, estudo inédito divulgado pela Firjan que avalia o peso simbólico, cultural, econômico e inovador de 20 cidades fluminenses.
A ferramenta, pioneira no país, mede como reputação, identidade, criatividade e desenvolvimento acadêmico e econômico se combinam para formar o “poder brando” — o Soft Power — que influencia percepções e impulsiona oportunidades.
Para o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o estudo evidencia um Rio de Janeiro que vai muito além das belezas naturais.
“Entender o Soft Power é entender como reputação e identidade também geram desenvolvimento socioeconômico”, destacou.
Campos entre os mais influentes
Campos aparece no grupo de maior destaque, o “Soft Power influente”, ao lado de cidades como Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis e Angra dos Reis. Com 80 pontos, o município é reconhecido pela força econômica combinada à densidade criativa, capacidade de atrair investimentos e ecossistema educacional crescente.
São João da Barra também se destaca
Já São João da Barra integra o grupo “Soft Power consolidado”, com 60 pontos, categoria reservada às cidades cuja reputação já é reconhecida como ativo de valor, especialmente em termos de desenvolvimento, identidade territorial e potencial econômico.
O que o estudo revela
O levantamento reúne dez indicadores fundamentais, como PIB, IDH, densidade acadêmica, indústrias criativas, ativos tangíveis e intangíveis, além de elementos históricos e culturais de cada município. As análises se baseiam em dados do IBGE e em metodologias internacionais, como o Global Soft Power Index.
Para Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, a pesquisa atua como um “GPS da economia simbólica”, capaz de orientar estratégias de políticas públicas e investimentos.
“Mais que medir PIB, estamos medindo potencial de futuro”, afirmou.
O estudo ainda divide o estado em quatro grandes eixos de vocações — Urbano, Meio Ambiente, História e Patrimônio, e Conhecimento —, posicionando Campos e São João da Barra no último, marcado pela força do ensino, da tecnologia e da inovação.
A Firjan destaca que o objetivo do Mapa Rio Soft Power é inspirar novas políticas e ações capazes de transformar identidades locais em desenvolvimento sustentável e influência global.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Firjan


