Instituto divulgou nesta segunda-feira (4) os nomes e sobrenomes mais comuns no Brasil com base no Censo 2022. Em Campos, 14% da população têm o sobrenome Silva.

Campos dos Goytacazes é, oficialmente, uma cidade de Marias, Josés e Silvas. É o que aponta o novo levantamento Nomes no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados atualizados pelo Censo Demográfico 2022.

De acordo com o estudo, Maria é o nome mais comum entre as mulheres, enquanto José lidera entre os homens. Já o sobrenome Silva aparece em cerca de 14% da população — o equivalente a 67 mil pessoas.

O ranking geral do município tem ainda Ana, João e Carlos entre os cinco nomes mais frequentes. Apesar da força dos nomes tradicionais, a nova geração já mostra mudanças: Miguel, Davi, Arthur, Enzo, Heitor e Theo estão entre os mais registrados na última década.

No estado do Rio, os nomes mais comuns seguem a mesma tendência: Maria, Ana, José, João e Carlos, com Silva, Santos, Oliveira, Souza e Ferreira liderando entre os sobrenomes.

O site interativo do IBGE permite consultar nomes e sobrenomes por cidade, estado ou país, além de curiosidades e dados históricos sobre a popularidade de cada um. A plataforma está disponível em: 👉 censo2022.ibge.gov.br/nomes.

📊 Com informações do IBGE.

Share.
Exit mobile version