A partir desta segunda-feira (15), Campos dos Goytacazes dá início à triagem de pacientes que aguardam por cirurgias gerais na rede municipal de saúde. A ação faz parte do Mutirão de Cirurgias, programa lançado no início do mês pela Prefeitura com o objetivo de reduzir a fila de procedimentos.
Estão contempladas operações como vesícula, hérnias inguinais e umbilicais, além de revascularização do miocárdio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 1.617 cirurgias estão previstas nesta etapa, que será realizada na Santa Casa de Misericórdia.
Pacientes já cadastrados no sistema da Subsecretaria de Atenção Especializada devem comparecer ao local para iniciar os processos, levando documentos pessoais e encaminhamento médico. A fila será mantida, evitando prejuízo para quem já aguardava pelo atendimento.
A triagem dividirá os pacientes em três grupos: os já liberados e com risco cirúrgico válido; aqueles que precisam refazer os exames; e os que ainda aguardam pela primeira consulta. Para novos casos, o cadastro pode ser feito mediante agendamento no núcleo de regulação.
De acordo com a diretora de Atenção Ambulatorial e Policlínica, Rúbia Fonseca, o objetivo é agilizar os atendimentos com organização. “As pessoas devem procurar a triagem com calma. A ordem na fila está garantida, e todos terão seu atendimento dentro da programação”, afirmou.
Com informações da PMCG / Foto Kelly Maria

