Campos se prepara para última homenagem a Dom Roberto Guimarães neste sábado
Corpo do bispo emérito foi velado em Itaperuna e será trasladado para a Catedral do Santíssimo Salvador, onde será sepultado após a Missa Exequial
Após ser velado na Igreja Matriz São José do Avahy, em Itaperuna, o corpo do bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães será trasladado para Campos dos Goytacazes nesta sexta-feira (30). A partir das primeiras horas da manhã, a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, estará aberta aos fiéis para a visitação e oração diante do corpo do religioso, que pastoreou a Diocese de Campos por mais de uma década.
A Santa Missa Exequial está marcada para este sábado (31), às 10h30, presidida pelo atual bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, e concelebrada por bispos da província e padres do clero diocesano. Ao término da celebração, o corpo será sepultado na cripta da Catedral, conforme o rito tradicional da Igreja.
Segundo o Cerimonial dos Bispos, publicação que rege as liturgias solenes da vida episcopal, o bispo falecido é revestido com paramentos litúrgicos próprios, na cor roxa, além de suas insígnias e do pálio – símbolo de sua autoridade episcopal. Quando um bispo teve mais de um pálio (por ter servido em mais de uma diocese), todos são depositados junto ao caixão, salvo vontade expressa em contrário.
Ainda de acordo com o cerimonial, a Igreja propõe momentos de oração ao longo do velório, como a Liturgia das Horas, rezada como vigília pelos fiéis e pelo clero, em comunhão com o bispo falecido. O sepultamento na Catedral é uma tradição, marcando o último gesto de unidade entre o pastor e seu povo.
A Diocese de Campos convida os fiéis das paróquias, comunidades e movimentos a se unirem em oração por Dom Roberto, que agora repousa na paz de Deus, como servo fiel e dedicado à missão da Igreja.