Apesar de a proibição já existir “no papel” há anos, carroças ainda são vistas circulando nas principais avenidas de Campos dos Goytacazes. Agora, uma nova portaria publicada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) — em conjunto com outras secretarias municipais — estabelece regras mais rigorosas para o cadastramento, circulação e apreensão de veículos de tração animal e seus animais.
A medida proíbe a circulação de carroças em áreas de grande movimento no Centro, em Guarus e na Baixada Campista. Entre os trechos de bloqueio estão vias como Avenida 28 de Março, Avenida Arthur Bernardes, Rua dos Goytacazes, Avenida José Carlos Pereira Pinto e Avenida Alair Ferreira. Todas as pontes sobre o Rio Paraíba do Sul também entram na lista, com exceção de casos autorizados pela autoridade de trânsito.
Cadastramento obrigatório
Os condutores deverão se cadastrar entre os dias 18 e 29 de agosto, na Rua Silvio Fontoura, nº 81, Parque João Maria (ao lado da UBS PET). Não é necessário levar o animal ou a carroça no momento do registro.
Regras e penalidades
A portaria também prevê medidas de proteção aos animais. Carroças poderão ser apreendidas caso circulem com carga acima do limite, em áreas não permitidas ou sem identificação. É proibido o transporte por menores de idade ou por pessoas sob efeito de álcool. Casos de maus-tratos serão punidos.
Segundo o IMTT, a ação busca conciliar a organização do trânsito, a preservação da segurança viária e o bem-estar dos animais.
Com informações do Blog do Arnaldo Neto