Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (20) na Rua Manhães Barreto, no Parque Leopoldina, em Campos dos Goytacazes, durante a operação “Lex Falsa”, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação, de alcance nacional, busca desarticular um grupo especializado no chamado golpe do falso advogado e cumpre 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão em sete estados do país.
Segundo as investigações, os criminosos utilizavam identidades de profissionais de Direito para enganar vítimas, apresentando documentos verdadeiros ou falsificados. O golpe consistia em exigir pagamentos para liberar supostos valores de processos judiciais.
A apuração revelou ainda a evolução do esquema criminoso: de pequenos grupos atuando no Ceará, em cidades como Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú, até redes mais sofisticadas que invadiram sistemas de tribunais e acessaram documentos processuais de forma ilegal. Atualmente, a organização criminosa possui ramificações em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
No estado do Rio, os mandados foram cumpridos na Ilha do Governador, Zona Norte da capital, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e em Campos. Até as 9h30, quatro pessoas haviam sido presas no território fluminense.
A presidente da OAB Campos, Mariana Lontra Costa, destacou que a operação representa um avanço no combate a esse tipo de estelionato.
“Estamos sofrendo com esse golpe e buscando incansavelmente alertar a população. Ver que providências estão sendo tomadas nos traz mais segurança. Continuaremos trabalhando para prevenir e combater esse tipo de crime. Reforçamos: nunca façam transferências mediante promessas de vantagens. Contatem sempre seu advogado por canais oficiais e, se possível, pessoalmente”, afirmou.
A operação é conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Com informações do G1. Foto Polícia Civil