Nesta quarta‑feira (29), a histórica Casa de Cultura Vila Maria, localizada no centro de Campos dos Goytacazes, dará início ao III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, que segue até o dia 31 de outubro. O evento é promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e contará com a participação de importantes órgãos do setor cultural, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS‑RJ).

Sob o tema “Sons ancestrais, futuros possíveis: ofícios, poéticas e valorização cultural”, o encontro tem como objetivo criar um espaço de diálogo entre comunidades, instituições e pesquisadores para refletir sobre o patrimônio cultural em suas múltiplas dimensões — tanto materiais como imateriais. A proposta reconhece que os saberes vão além dos meios acadêmicos e abraçam práticas tradicionais, rurais, urbanas e afro‑diaspóricas que compõem a identidade regional.

O primeiro dia de abertura terá início às 9h, com uma cerimônia institucional marcada para as 18h no mesmo local. Na ocasião, serão celebrados dois acordos de cooperação técnica entre a UENF e o Iphan, além da FMIS‑RJ, visando transformar a Casa de Cultura Vila Maria em “Casa do Patrimônio” no interior do estado. “São acordos muito importantes para nós… é um passo para dar mais solidez e fortalecer ainda mais as nossas ações”, afirmou o diretor de Cultura da UENF, Giovane Nascimento.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, com programação diversificada que inclui painéis temáticos, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas. A expectativa é reunir mestres da cultura popular, pesquisadores e representantes de entidades locais como o Museu Histórico, o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho e o Instituto Histórico e Geográfico de Campos.

Share.
Exit mobile version