Na abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nesta segunda-feira (11 de agosto de 2025), o governador Cláudio Castro (PL) reafirmou que o Partido Liberal não apoiará candidatos de outras legendas nas eleições para o governo do Estado do Rio em 2026 — decisão que foi tomada em conjunto com o senador Flávio Bolsonaro e orientada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro .
Apesar do recuo formal, Castro frisou que não há rompimento com Rodrigo Bacellar (União Brasil) — presidente da Alerj e indicado anteriormente como possível sucessor por parte do governador — observando que a “relação institucional está aí” e definindo o ambiente como “ótimo” . O distanciamento entre os dois, no entanto, ficou evidente nos últimos meses, após Bacellar demitir o então secretário de Transportes, Washington Reis, uma medida que gerou desconforto dentro da base bolsonarista .
Castro afirmou que a sua “relação institucional” com Bacellar segue, e negou que exista vaidade nas disputas por pautas de Segurança Pública, ressaltando que “a vaidade é zero” .
Por fim, o governador declarou que a decisão sobre quem será o candidato apoiado pelo PL só será tomada em 2026, enfatizando que ainda há “muito a ser feito até o final” de seu mandato .