O Centro de Terapias Especiais de São Francisco de Itabapoana inicia, nesta segunda-feira (22), uma programação especial voltada aos usuários da unidade, com atividades terapêuticas em grupo inspiradas no clima da Copa do Mundo. A iniciativa segue até a próxima sexta-feira (26) e contará com brincadeiras, dinâmicas e ações lúdicas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais.
A proposta utiliza o universo esportivo como ferramenta terapêutica, promovendo momentos de interação, diversão e desenvolvimento para crianças e adolescentes atendidos pelo centro.
Durante a semana, os pacientes participarão de atividades que estimulam importantes habilidades para o convívio social e para a conquista da autonomia, por meio de práticas adaptadas às necessidades de cada grupo.
De acordo com o coordenador do Centro de Terapias Especiais, Iago Faria de Azeredo, a iniciativa busca unir o caráter lúdico das brincadeiras aos objetivos terapêuticos.
“Essa atividade vai proporcionar às crianças momentos de diversão aliados ao desenvolvimento. Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, serão trabalhados coordenação motora, equilíbrio, atenção, interação social, comunicação, regulação emocional e estímulos sensoriais”, explicou.
Ainda segundo o coordenador, as intervenções em grupo têm papel fundamental no acompanhamento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e outras condições.
“Por meio dessas atividades, é possível trabalhar aspectos como comunicação, interação social, coordenação motora, funções cognitivas, trabalho em equipe e participação social”, destacou Iago.
A iniciativa reforça a importância das práticas coletivas no processo terapêutico, promovendo inclusão, socialização e qualidade de vida aos pacientes atendidos pela rede municipal.
Fonte: PMSFI
Foto: Divulgação


