No marco dos 348 anos da instalação da Vila de São Salvador, a cidade de Campos recebe, nesta quinta-feira (29), um grupo especial de visitantes internacionais. Vindos da Flórida, nos Estados Unidos, 11 estudantes e três professores do curso de Farmácia da Palm Beach Atlantic University participam de um City Tour pelas principais referências históricas do município, em um intercâmbio promovido com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC).
Mais do que uma atividade turística, o passeio tem um significado simbólico: conecta jovens estrangeiros à história de uma das cidades mais antigas do Brasil. A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Turismo, que tem como foco promover o patrimônio cultural campista para moradores e visitantes.
O roteiro começa cedo, às 8h, com saída da própria FMC. Parte do percurso será feito de ônibus, mas o charme do passeio está na caminhada pelo Centro Histórico de Campos. Guiado por Everaldo Reis, o trajeto inclui pontos emblemáticos como a Igreja de São Francisco, onde está o marco histórico da instalação da vila em 1677. “São quase três séculos e meio de história. Mostrar isso a quem vem de fora é também uma forma de valorizar nossa identidade”, destaca o guia.
Entre os locais visitados estão a Igreja e o Cais da Lapa, o imponente Palácio Nilo Peçanha — atual sede da Câmara de Vereadores —, a Villa Maria e o Liceu de Humanidades. O grupo também passará pela Praça Santíssimo Salvador, onde ficam o Solar Visconde de Araruama (Museu Histórico), a Catedral Diocesana, o Chafariz Belga e o Monumento aos Expedicionários.
Outro ponto de destaque do tour é o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, com seu pelourinho histórico — símbolo de um passado difícil, mas necessário de ser lembrado. A visita termina na Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma construção barroca de 1752 tombada pelo IPHAN.
O intercâmbio com os norte-americanos reforça o papel de Campos como cidade universitária e cultural. E, em plena comemoração dos seus 348 anos de origem, a presença de visitantes internacionais confirma: a história de Campos ainda desperta olhares curiosos e ganha novos capítulos a cada encontro.
Foto: Dib’s