Campos dos Goytacazes se prepara para sediar, nos dias 28 e 29 de agosto, o I Simpósio Municipal da Educação, com uma programação especial voltada para o fortalecimento da rede pública de ensino. O evento será realizado no Teatro Trianon, das 8h às 17h, e vai reunir profissionais da educação, especialistas e palestrantes renomados do cenário nacional.
Um dos grandes destaques do simpósio é Cipriano Carlos Luckesi, referência nacional em avaliação educacional. Doutor em Educação, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia, Cipriano fará uma palestra com o tema: “Avaliação: ato subsidiário da construção de resultados satisfatórios na prática educativa”.
Outros nomes importantes também estão confirmados. A médica neuropediatra e psiquiatra infantil Nathália Moriguti vai abordar “O Neurodesenvolvimento Infantil: os estágios de desenvolvimento e sua relação com o desenvolvimento cognitivo ligados às funções executivas”.
A programação inclui ainda a participação da professora e arte-educadora Fabiana Buexm Nagib de Mattos, especialista em alfabetização, que vai falar sobre “O tempo e as infâncias: entre o relógio e o ritmo do coração”. Já a pedagoga e terapeuta integrativa Simone Mertz Ghizi traz a palestra “Conectar para Ensinar: estratégias para uma Aprendizagem Ativa”.
Fechando a lista de palestrantes, o comunicólogo e especialista em oratória Wilson Heidenfelder vai ministrar o tema “Presente! A presença do professor na Era da Ausência”, refletindo sobre os desafios contemporâneos da prática docente.
O simpósio é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem) e da equipe municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Conta ainda com apoio do Sebrae, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Brink Mobil, Sicoob Fluminense e o próprio Teatro Trianon.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tânia Alberto, o objetivo é abrir espaço para o diálogo, a análise crítica e o fortalecimento das políticas públicas de ensino, com foco na garantia da aprendizagem dos alunos da rede municipal.
“O simpósio foi estruturado a partir de cinco eixos: Avaliação; Governança e Gestão; Infraestrutura e Recursos Pedagógicos; Formação de Gestores e Professores; e Boas Práticas. Queremos refletir e agir para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, destacou.
Para a coordenadora da Efem, Talita Ernesto, o evento é uma oportunidade de reconexão com a essência da prática docente. “A alfabetização e a recomposição das aprendizagens são atos de escuta e reconstrução de oportunidades. Estamos entrelaçando ideias, caminhos e transformações que impulsionam o desenvolvimento de cada aluno”, concluiu.