O estado do Rio de Janeiro ganhou espaço no cenário internacional nesta sexta-feira (4), com a participação do governador Cláudio Castro no XIII Fórum de Lisboa, em Portugal. Convidado como palestrante do painel “Cidades em transformação – sustentabilidade na Era Inteligente”, o chefe do Executivo fluminense apresentou os principais avanços do governo estadual em áreas como meio ambiente, transição energética, economia digital e inovação.
Diante de uma plateia formada por prefeitos, representantes de secretarias de urbanismo e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Castro destacou projetos de impacto direto na sustentabilidade urbana e ambiental.
“O estado do Rio apresenta grandes ações sustentáveis como o Programa Limpa Rio, que já retirou mais de 14 milhões de metros cúbicos de resíduos de rios e canais. Com foco na economia, digitalizamos mais de 10 milhões de processos, reduzindo drasticamente a emissão de CO2. E somos hoje referência nacional na geração de energia limpa”, afirmou.
A participação de Castro reforça o posicionamento do Rio de Janeiro como protagonista em políticas ambientais aliadas ao desenvolvimento econômico e social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O estado vem apostando em transição energética, desburocratização digital e investimentos em infraestrutura urbana sustentável como pilares para um crescimento mais equilibrado.
O XIII Fórum de Lisboa, realizado entre os dias 2 e