A cobertura vacinal contra a dengue no município de Campos dos Goytacazes segue em nível preocupante. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que, até esta terça-feira (20), apenas 8,8% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina Qdenga. Do total de 34.110 crianças e adolescentes elegíveis, com idades entre 10 e 14 anos, somente 2.992 foram imunizados desde o início da campanha, no dia 9 de junho.
O assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, destacou que o município tem mantido horários alternativos, incluindo finais de semana e feriados, para ampliar o acesso, mas reforça que é fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar.
“A imunização ajuda a prevenir as formas graves da doença, internações e óbitos. É essencial vacinar antes do aumento dos casos, que costuma ocorrer no período de chuvas”, alertou Leonardo.
A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A proteção só é garantida com o esquema vacinal completo. O imunizante tem eficácia superior a 80% e é considerado seguro, com contraindicações apenas para pessoas imunodeprimidas, gestantes e lactantes, por ser de vírus vivo.
Como se vacinar
Para garantir a aplicação, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Quem teve diagnóstico positivo de dengue recentemente deve aguardar seis meses para se vacinar. Pessoas com sintomas da doença no dia da aplicação também devem adiar a imunização.
“A vacina é segura para pessoas saudáveis e uma importante ferramenta de prevenção coletiva contra a dengue”, reforçou o assessor técnico da SMS.
Com informações da Sec. De Saúde