A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) deu mais um passo importante em prol do desenvolvimento econômico da região. O presidente da instituição centenária, Maurício Cabral, recebeu na noite desta quarta-feira (10), na Sala de Reuniões da ACIC, o Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda Neto, acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Angola-Brasil, Nayt Júnior, além de empresários campistas.
Na pauta, parcerias estratégicas no setor de petróleo e a diversificação da economia, tendo como elo de integração o Distrito Industrial da CODIN e o Porto do Açu, em São João da Barra. A ideia é fortalecer a troca de experiências e incentivar investimentos entre Brasil e Angola, apoiados pelas semelhanças históricas entre Angola e Campos dos Goytacazes.
O cônsul destacou o avanço do setor energético angolano com a inauguração da Refinaria de Cabinda, a primeira construída no país desde a independência, voltada para a produção de derivados de petróleo como gasóleo, combustível de aviação, nafta e fuel. Também ressaltou o projeto da futura Refinaria do Lobito, que terá capacidade para refinar até 200 mil barris de petróleo por dia, ampliando a autossuficiência energética e o potencial exportador do país.
De olho na Bacia de Campos, no agronegócio e em novas oportunidades de desenvolvimento, Mateus Neto afirmou acreditar que esta visita é o início de uma parceria sólida entre os dois países. Uma nova reunião deverá acontecer ainda este ano.
O presidente da ACIC, Maurício Cabral, reforçou o papel da entidade ao longo de seus 134 anos de fundação: ser elo entre o poder público e a sociedade civil, agora ampliando o alcance para o cenário internacional.
“Sempre acreditei no potencial de crescimento do município, principalmente na formação e qualificação de mão de obra, no setor de turismo, agronegócio, tecnologia e serviços”, afirmou Cabral.
O encontro também contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, e do diretor executivo de Políticas Energéticas da Prefeitura de Campos, Alair Almeida, que colocaram o município à disposição do Governo de Angola na busca por parcerias.
Participaram ainda o vice-presidente da ACIC, Fernando Loureiro; o diretor Marcelo Áreas; o presidente do Sindivarejo, Joilson Barcelos; o presidente da TEC Campos e professor do IFF, Henrique da Hora; o presidente da Fundenor, Gilberto Manhães; além do diretor da Câmara de Comércio Brasil-Angola, William Pereira, e do assistente diplomático do Consulado Geral de Angola, Leonardo Loy.

