A cidade do Rio de Janeiro será, mais uma vez, sede de um grande evento internacional. Nos dias 6 e 7 de julho, acontece a reunião da Cúpula dos Brics, que vai reunir chefes de Estado de países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para garantir a segurança e a fluidez da mobilidade urbana durante o encontro, o Governo do Estado decretou ponto facultativo no dia 4 (quinta-feira) e suspendeu o expediente no dia 7 (domingo) nas repartições públicas estaduais localizadas na capital.
Apesar disso, os serviços essenciais, como saúde e segurança, seguem funcionando normalmente, sem interrupções.
O governador Cláudio Castro afirmou que o esforço conjunto visa garantir o bom andamento do evento sem comprometer o atendimento à população:
“O Rio de Janeiro é a capital dos grandes eventos, e todos os esforços estão voltados para garantir a segurança das delegações e da população. Os serviços essenciais não param.”
Segurança reforçada
O esquema de segurança inclui cerca de 17 mil policiais civis e militares, além da atuação do Programa Segurança Presente. O Estado também contará com apoio das Forças Armadas, que atuam na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), entre os dias 2 e 9 de julho, principalmente nos arredores do Museu de Arte Moderna (MAM), Marina da Glória, Monumento Estácio de Sá, hotéis e áreas estratégicas.
Como ficam os principais serviços estaduais:
🏥 Saúde: Hospitais estaduais, UPAs e o serviço de emergência Samu 192 continuam com funcionamento 24h. O Hemorio, no Centro do Rio, segue aberto para doações de sangue das 7h às 18h.
🏥 Rio Imagem: A unidade do Centro funcionará de 4 a 7 de julho apenas com exames como ressonância, tomografia, raio-x e mamografia. Os demais exames voltam na terça (08). A unidade de Nova Iguaçu segue com atendimento normal.
💊 RioFarmes: A unidade da Praça XI abre no dia 4, mas fecha no dia 7. Em Caxias e Nova Iguaçu, o funcionamento será normal.
🩺 AME Susana Naspolini: Não abre nos dias 4 e 7, retomando o atendimento na terça-feira (08).
Educação e outros serviços:
📚 Educação: Escolas estaduais da capital não funcionarão nos dias 4 e 7. Nas demais cidades, o calendário segue normalmente.
🍛 Restaurantes do Povo: Todas as unidades funcionarão normalmente.
📞 Procon-RJ: Canais de atendimento seguem operando: WhatsApp (21) 98104-5445, Fala Consumidor (21) 99336-4848 e Disque 151.
Outros serviços públicos:
🚗 Detran-RJ: Postos da capital fecham nos dias 4 e 7. Os exames práticos seguem normalmente fora da capital. Postos que funcionam aos sábados não abrirão no dia 5.
🏢 Poupa Tempo RJ: A unidade de Bangu estará fechada nos dias 4 e 7. Já Duque de Caxias e São João de Meriti funcionarão normalmente.
💼 Fazenda: Auditorias e postos fiscais da sede retomam o atendimento na terça (08). Postos de controle nas divisas funcionam 24h.
💼 Sine-RJ: Postos de atendimento não abrem nos dias 4 e 7. Retorno na terça-feira, dia 8.
O esquema especial é semelhante ao adotado durante a reunião do G20, realizada em novembro de 2024, também na capital. A expectativa é de que o planejamento garanta a segurança e o sucesso da Cúpula dos Brics — sem deixar o cidadão desassistido.