Seis agentes da administração municipal de São João da Barra concluíram, na última semana, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), oferecido pela Marinha do Brasil. A capacitação, obrigatória para condução de embarcações públicas, habilita os profissionais a atuar de forma segura e regulamentada nas operações em águas do município.

Participaram do treinamento três agentes da Coordenação de Defesa Civil e três guardas civis municipais. O curso, realizado nas dependências do Exército Brasileiro e no Cais do Corpo de Bombeiros, em Campos dos Goytacazes, contou com 32 horas de aulas teóricas e 8 horas práticas.

Os participantes foram aprovados em prova escrita e receberão habilitação náutica oficial. Entre os temas abordados estiveram legislação, segurança e sobrevivência pessoal, comunicações, navegação, meteorologia e manobras de embarcação.

Além dos profissionais de São João da Barra, a capacitação também contou com militares do Exército, do Corpo de Bombeiros e guarda-parques do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG), vinculados ao Inea.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, o curso é mais um passo no processo de qualificação contínua das equipes.
— Essa capacitação vai aprimorar as ações da Defesa Civil, assim como as fiscalizações realizadas pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. Ela integra um ciclo de formações voltadas ao fortalecimento da segurança pública do município — destacou o secretário.

Com informações da PMSJB – Foto Divulgação

Share.
Exit mobile version