Pela primeira vez, estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro contam com a Inteligência Artificial (IA) como aliada na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Uma plataforma interativa reúne videoaulas, simulados, livros digitais e transmissões ao vivo, mas a grande inovação está na correção de 193 mil redações e simulados impressos por meio da IA.
O sistema analisa aspectos como gramática, coesão, argumentação e adequação ao tema, oferecendo feedback imediato e padronizado para cada aluno. Além disso, gera relatórios detalhados de desempenho, identificando pontos fortes e dificuldades individuais, o que possibilita a criação de trilhas de estudo personalizadas.
— O uso da Inteligência Artificial é um avanço nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Com o recurso mediado por professores da rede, os estudantes têm simulados e redações corrigidos de forma personalizada e trilhas de estudo feitas sob medida. É tecnologia e inovação a serviço do aprendizado de jovens fluminenses — destacou o governador Cláudio Castro.
A plataforma também fornece suporte a professores, diretores e gestores, permitindo que as escolas acompanhem o desempenho geral e adotem estratégias mais eficazes de ensino.
📲 O acesso é feito pelo site enem.educacao.rj.gov.br, utilizando matrícula ou ID profissional. Além disso, as aulas são transmitidas pela TV Alerj e pelo canal oficial da secretaria no YouTube.
Com a novidade, o Governo do Estado aposta em tecnologia e inovação para tornar a preparação para o Enem mais acessível, justa e eficiente, beneficiando milhares de estudantes fluminenses.
Foto Divulgação