Depois de encantar o público no Teatro de Bolso, o espetáculo “fernandos em busca de Pessoa”, da dramaturga campista Arlete Sendra, retorna aos palcos com uma apresentação especial no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 20h, no auditório do IFF Campus Centro. A peça, que mergulha na genialidade e nas contradições do poeta português Fernando Pessoa e de seus heterônimos, promete mais uma noite de reflexão e emoção.
Com direção de Fernando Rossi, a montagem propõe um encontro imaginário entre Pessoa e suas criações mais conhecidas — Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis — em um intenso acerto de contas literário e existencial. O elenco conta com Alexandre Ferram, Gaya Paz, Joilson Bessa, Raquel Fernandes e Thiago Eugênio.
A produção é do Estúdio Gente é pra Brilhar e não pra Morrer de Fome, com iluminação de Marco Antônio Almeida, som e projeções de Nathan Silva, cenografia de Vanderlei Machado, maquiagem de Phellipe Rangel, fotografia de Patrícia Bueno, design de Lili Oliveira e visagismo do Estúdio Gente.
Arlete Sendra, aos 90 anos, construiu a dramaturgia a partir de uma imersão nas obras e biografias de Pessoa e de seus heterônimos, trazendo à cena o conflito do poeta com sua identidade e seus amores, especialmente o relacionamento com Ofélia Queiroz.
“A peça coloca em cena os múltiplos ‘eus’ que compõem nosso eu em singular pluralização. É um diálogo com as plurais linguagens culturais que vestem nossa arte”, define Arlete.
O diretor Fernando Rossi destaca que o trabalho é uma homenagem à profundidade de Pessoa e ao legado artístico de Arlete Sendra.
“Mergulhar no universo do poeta tem sido um desafio prazeroso. Esperamos que o público receba, com carinho, mais essa pérola ofertada por Arlete”, afirma.
Foto Patrícia Bueno

