O palco do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos dos Goytacazes, se transforma em um território onírico e surrealista a partir do dia 25 de julho com o espetáculo “fernandos” em busca de Pessoa. Com direção e concepção cênica de Fernando Rossi, a peça propõe um mergulho na alma do poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos, encenando encontros atemporais no universo simbólico do autor português.
O espetáculo parte da premissa de um “quando depois chegar…”, uma dimensão metafísica onde Pessoa dialoga com suas outras versões — Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro — num ambiente que é ao mesmo tempo sarau, delírio e reflexão. A proposta estética aposta em uma linguagem minimalista, com forte carga sensorial, marcada por elementos sonoros e visuais que remetem à vida e à obra do poeta, como a água, a navegação e o álcool.
Com uma duração de 70 minutos, a peça é uma celebração da multiplicidade poética e existencial de Pessoa. Em cena, os personagens não se retiram: permanecem em cena observando, escutando e sentindo, como se fossem parte de um ritual literário coletivo. A proposta é envolver o público em uma atmosfera de introspecção e encantamento.
A dramaturgia é assinada por Arlete Sendra, e o elenco conta com Alexandre Ferram, Gaia Paz, Joilson Bessa, Raquel Fernandes e Thiago Eugênio. A encenação ainda conta com a iluminação de Marco Antônio Almeida, trilha sonora e projeções de Nathan Silva, e cenografia de Vanderlei Machado.
O espetáculo será apresentado nos dias 25, 26 e 27 de julho, e 2 e 3 de agosto, sempre às 20h, no Teatro de Bolso. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), disponíveis pelo site megabilheteria.com (link na bio da produção).
Com classificação de 16 anos, “fernandos” em busca de Pessoa é uma experiência sensorial e poética que busca despertar no espectador a inquietude, a multiplicidade e a beleza de ser muitos — como o próprio Pessoa.

