A produção de aço bruto no estado do Rio de Janeiro alcançou 725 mil toneladas em abril, o que representa um crescimento de 21,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com esse volume, o estado foi responsável por 27,6% da produção nacional, consolidando sua posição como o segundo maior produtor de aço do Brasil.
No acumulado entre janeiro e abril, o Rio já soma 3 milhões de toneladas produzidas, com alta de 7,8% na comparação com igual período de 2023, segundo dados do Instituto Aço Brasil.
— O setor siderúrgico é um pilar importante para o desenvolvimento do nosso estado. Gera empregos, renda e impulsiona outros segmentos da economia. Esse crescimento revela a confiança do mercado no ambiente de negócios que estabelecemos — destacou o governador Cláudio Castro.
Ao longo de 2024, a produção total fluminense já atingiu 8,8 milhões de toneladas, um avanço de 2,4% em relação a 2023, respondendo por 26,2% do aço produzido no país, atrás apenas de Minas Gerais.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destacou a importância do desempenho do setor no estado:
— O Rio tem mantido uma produção robusta, com índices de crescimento acima dos de Minas Gerais. Isso fortalece a balança comercial brasileira, reduz a dependência de importações e permite exportações com maior valor agregado.
Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção nacional de aço bruto em abril foi de 2,6 milhões de toneladas. No acumulado de 2024, o Brasil soma 10,9 milhões de toneladas.