A emissão de passaportes no Brasil pode ser interrompida ainda neste ano por falta de verba orçamentária. O alerta foi feito pela Polícia Federal (PF), responsável pela confecção do documento, que depende de repasses do Governo Federal para manter o serviço em funcionamento.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que está atuando de forma “ativa e coordenada” para garantir a continuidade do serviço. A pasta informou que mantém diálogo constante com a equipe econômica do governo em busca de recursos para evitar qualquer paralisação.
Esta não seria a primeira vez que o serviço é afetado por falta de orçamento. Em 2017 e novamente entre novembro e dezembro de 2022, a PF suspendeu temporariamente a emissão de passaportes pelo mesmo motivo.
O ministério ressaltou ainda que a confecção de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e garantiu que todas as medidas estão sendo adotadas para impedir uma nova interrupção.
Atualmente, o valor para emissão de um passaporte comum é de R$ 257,25, podendo chegar a R$ 514,50 em situações específicas.
Com informações da Agência Brasil – Foto: Polícia Federal/Divulgação

