O público campista terá a oportunidade de prestigiar a estreia do média-metragem “Causa”, escrito e dirigido pelo jovem cineasta Daniel Xexéo, neste sábado (11), às 20h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, com entrada gratuita.
Realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG), o filme apresenta um formato antológico, reunindo diferentes histórias conectadas por um mesmo tema central. A sessão contará com legendas descritivas e tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público. A classificação indicativa é de 14 anos.
Aos 26 anos, Daniel Xexéo volta às telas após o sucesso de seu primeiro curta, “A Febre”, lançado em 2024 e exibido em diversos festivais de cinema no país, como a Mostra Terrível 3, no Estação NET Botafogo (RJ), e o Festival de Cinema de Rondônia.
“Com ‘Causa’, conseguimos expandir nossa imaginação e trazer histórias mais amplas, sem perder o olhar autoral. A ideia foi justamente criar um filme antológico, que não se limitasse a uma só narrativa”, explica o diretor, que está concluindo o curso de Licenciatura em Teatro no IFF Campos Centro.
A produção é assinada pelo coletivo criativo independente “pálido azul”, com projeto viabilizado por edital da Prefeitura de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Funcultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O elenco conta com Ariane Marins, Mahelle Pereira, Julia Assis, Clara de Sá, Roogge, Júlia Rocha, Rafael Feliciano, Diulya Laurindo e o próprio Daniel Xexéo. A trilha sonora original é de Andrew Mendes e o design gráfico de Maria Esther Machado.
Além da estreia no Teatro de Bolso, “Causa” terá novas exibições gratuitas: no Teatro Firjan SESI Campos, no dia 7 de novembro, às 20h, e no Casarão Centro Cultural, no dia 13 de novembro, às 18h.
🎬 Com informações da PMCG – Foto: Divulgação

