Em uma operação integrada realizada na tarde desta quarta-feira (7), órgãos de segurança e trânsito de Campos dos Goytacazes reforçaram o compromisso com a ordem nas ruas de Guarus. A ação aconteceu na Avenida José Carlos Pereira Pinto e contou com a atuação da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

Ao todo, 138 veículos foram abordados e 83 notificações emitidas. A operação resultou na apreensão de 23 veículos, entre eles um carro de passeio, um táxi e 21 motocicletas — muitos deles por circularem sem placa, com condutores sem habilitação ou sem o uso do capacete.
Dois casos de retenção se transformaram em remoção, já que condutores habilitados não chegaram a tempo para regularizar a situação.
Segundo o secretário de Ordem Pública, coronel Rodrigo Ibiapina, o objetivo principal da operação foi promover a disciplina no trânsito e reduzir os riscos de acidentes. “O foco é orientar e garantir que as normas sejam respeitadas, evitando situações que colocam vidas em risco”, destacou.
O coordenador de Trânsito da GCM, Anderson Batista, ressaltou que a ação teve como base denúncias da população. “Nosso trabalho vai além da fiscalização. É também educativo e preventivo. A presença da GCM nas ruas é um alerta para todos que o trânsito seguro é responsabilidade de todos”, afirmou.
Já o vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara, informou que também foram fiscalizados veículos de transporte coletivo e individual. Multas foram aplicadas a ônibus que transportavam passageiros de forma irregular, e um táxi foi apreendido por ausência do Certificado de Vistoria. “Nosso compromisso é garantir um transporte seguro e dentro da legalidade”, disse.
A operação terá continuidade em outras áreas da cidade.