Depois de um início de temporada complicado, com derrotas no Australian Open e no ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca encerrou o jejum em grande estilo. Na noite desta terça-feira (17), o jovem de 19 anos venceu Thiago Monteiro por 2 sets a 0 (7/6 e 6/1) e avançou às oitavas de final do Rio Open.
O primeiro set foi equilibrado e decidido no tie-break. Já na segunda parcial, Fonseca assumiu o controle da partida, confirmando que vive momento de ascensão no circuito.
O ponto mais emblemático do jogo aconteceu no sexto game do segundo set. Em uma troca intensa, Fonseca defendeu bem, virou o jogo com um lobby preciso e fechou o lance com uma direita forte, levando o público da Quadra Guga Kuerten ao delírio.
Após a vitória, o tenista comentou o lance com bom humor:
— “Acho que foi o Cristo me dizendo para ir para a direita… Estou brincando! Acertei o lado. Foi um ponto importante no segundo set. Consegui a segunda quebra e liquidei a partida.”
A vitória foi construída em 1h34min. Com o resultado, o atual número 38 do mundo aparece provisoriamente na 36ª colocação do ranking da ATP.
Fonseca volta à quadra na quinta-feira (19), quando enfrenta o peruano Ignacio Buse por vaga nas quartas de final. Antes disso, nesta quarta (18), disputa as quartas de final nas duplas ao lado de Marcelo Melo, contra os argentinos Andrés Molteni e Máximo González.
O triunfo marca a primeira vitória de simples de Fonseca na temporada 2026 e reforça a expectativa em torno do jovem talento brasileiro.
Fonte: GE – Foto: Reprodução


