Estado quer ligar Niterói ao Centro com metrô, estender Linha 4 até o Recreio e ampliar Linha 2 com terminal na Praça XV
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (9), a prévia do que está sendo considerado o maior projeto de expansão metroviária da história do estado. A proposta inclui a criação da Linha 3, ligando Praça XV a Guaxindiba (passando por Niterói e São Gonçalo), a extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes, e a ampliação da Linha 2 até a Praça XV.
A apresentação do projeto contou com a presença do governador Cláudio Castro, do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, além de prefeitos da Região Metropolitana do Rio. A execução está sendo coordenada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a Riotrilhos, com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
🧭 Três frentes de expansão previstas:
1️⃣ Linha 2: Estácio até Praça XV
A proposta retoma o traçado original da década de 1970 e permitirá que a Linha 2 funcione de forma independente, sem dividir trilhos com a Linha 1 – como ocorre hoje.
📉 Resultado: Fim dos gargalos operacionais, redução de intervalos e aumento de 70% na capacidade da Linha 2.
👥 Estimativa de passageiros por dia: 450 mil.
2️⃣ Linha 3: Praça XV – Niterói – Guaxindiba
Será a primeira linha intermunicipal do metrô fluminense, com 28 km de extensão, 15 estações e interligação entre Rio, Niterói e São Gonçalo – podendo futuramente se estender até Itaboraí.
🌊 Destaque: Um túnel subaquático sob a Baía de Guanabara ligará Praça XV a Arariboia.
⏱ Tempo estimado de viagem entre Niterói e São Gonçalo: cairá de 2 horas para 40 minutos.
👥 Previsão de atendimento: 650 mil usuários por dia.
3️⃣ Extensão da Linha 4 até o Recreio
O crescimento urbano da Zona Oeste impulsiona a proposta de estender a Linha 4 até o bairro do Recreio dos Bandeirantes.
🚏 O Terminal Alvorada será o novo ponto estratégico de integração com outros modais.
👥 Estimativa de atendimento: 360 mil passageiros por dia.
💰 Investimentos e estudos em andamento
O ministro das Cidades anunciou que o Governo Federal investirá R$ 20 milhões nos estudos de viabilidade da expansão, enquanto o Governo do Estado entrará com R$ 12 milhões.
A FIPE, responsável por parte da modelagem do novo contrato com o MetrôRio, ficará à frente dos estudos técnicos. A projeção de custo total para execução dos trechos ultrapassa R$ 28 bilhões.
🗣 O que disseram as autoridades:
“Estamos dando um passo histórico rumo a um Rio de Janeiro mais conectado, moderno e eficiente”
— Cláudio Castro, governador do RJ“É um momento marcante. Esse projeto vai revolucionar a mobilidade urbana e gerar milhares de empregos”
— Washington Reis, secretário da Setram