Na tarde da quinta-feira (11), a Polícia prendeu Leonardo de Souza Júnior, de 28 anos, apontado como autor do disparo que deixou o jovem Rafael Vasconcelos, de 19 anos, paraplégico em setembro de 2024, durante uma tentativa de assalto no Parque Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes (RJ).
Detalhes do crime
- Rafael voltava da casa de um amigo de bicicleta quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Na fuga, foi baleado no tórax e na coluna, colidindo ainda com um carro estacionado, o que resultou em paraplegia.
- O crime ocorreu em 6 de setembro de 2024, há pouco mais de um ano. Até então, nenhum suspeito havia sido detido.
A prisão
- Leonardo foi preso no Rio de Janeiro, em Copacabana, por porte ilegal de arma de fogo, mas também existe contra ele um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, por causa do crime contra Rafael.
- Ele estava num carro de aplicativo junto com outro homem que também acabou detido. Na abordagem, a polícia encontrou um revólver calibre .22 com sete munições e um celular.
- Leonardo já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo e homicídio, e era considerado foragido.
Situação atual
- O comparsa que participou da ação ainda não foi localizado.
- A delegada Carla Tavares, da 134ª Delegacia Policial de Campos dos Goytacazes, confirmou a prisão, assim como familiares de Rafael. Há incerteza sobre se Leonardo será transferido para responder pelo processo em Campos ou ficará na capital.
- Rafael continua seu processo de adaptação à nova realidade, fazendo fisioterapia e mantendo os estudos, com apoio da família.
Foto Polícia Civil

