O Brasil começou com o pé direito no Pan-Americano de Tênis de Mesa, disputado em Rock Hill, nos Estados Unidos. E, como já era esperado, Hugo Calderano mostrou por que é o número 3 do mundo.
Cabeça de chave número 1, Calderano estreou direto na segunda rodada e não deu chances ao guatemalteco Diego Orantes, vencendo por 4 sets a 0 (11/7, 11/7, 11/6 e 11/8). Com a vitória tranquila, o brasileiro garantiu vaga nas oitavas de final, onde enfrentaria o paraguaio Marcelo Aguirre.
Outros brasileiros também fizeram bonito. Leonardo Iizuka despachou o chileno Jorge Paredes por 4 a 0 (11/3, 11/7, 11/4 e 11/9) e seguiu para encarar o americano Jishan Liang. Já Felipe Arado superou o argentino Francisco Sanchi por 4 a 1, enquanto Guilherme Teodoro venceu outro argentino, Martin Betancor, também em sets diretos.
No feminino, o domínio verde e amarelo seguiu firme. Bruna Takahashi atropelou a costarriquenha Lucia Zavaleta, com parciais de 11/8, 11/7, 11/5 e 11/4. A irmã Giulia Takahashi precisou suar, mas virou contra a americana Irene Yeoh, vencendo por 3 sets a 2. E Laura Watanabe protagonizou uma virada espetacular contra Hidalynn Zapata, de Guatemala, por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 1.
As três brasileiras seguem vivas nas oitavas: Bruna encara Sunny Zhang (Canadá), Giulia enfrenta Zeng Zhiying (Chile), e Laura joga contra Daniela Ortega (Chile).
Além das disputas de simples, Calderano e Bruna Takahashi também começaram bem nas duplas mistas, confirmando que o Brasil chega forte em todas as frentes no torneio continental.
Foto Divulgação

