Trinta alunos do projeto Paraesporte/Enel/Uenf estarão na abertura do Desfile das Campeãs do Grupo Especial, neste sábado (21), a partir das 18h, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Pelo sexto ano consecutivo, o grupo participará do evento integrando a escola Embaixadores da Alegria, referência em inclusão no Carnaval carioca.
Considerado o maior projeto socioesportivo do país voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte reforça, mais uma vez, a importância da inclusão em grandes eventos culturais. Para o presidente fundador do projeto, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin, o desfile representa muito mais que festa.
Segundo ele, a experiência proporciona autonomia aos alunos, que viajam acompanhados por professores e equipe de apoio, além de vivenciarem de perto um dos maiores espetáculos populares do mundo.
Entre os participantes estão Rafael Penafiel e Ismael Marcos de Souza Machado, que aguardam o momento com ansiedade. Apaixonados por dança, os dois vêm se destacando nos eventos do projeto pela energia e alegria contagiante.
A viagem até a capital fluminense será feita em ônibus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), parceira institucional do programa. A saída está marcada para 8h30, neste sábado, com destino à passarela do samba.
Retorno das atividades
As aulas do Paraesporte retornam no próximo dia 24, no campus da Uenf. O projeto oferece gratuitamente mais de dez modalidades esportivas, entre elas futsal, vôlei, bocha, dança, basquete, handebol, natação e equoterapia.
Ainda há vagas disponíveis em algumas modalidades. Os interessados podem procurar a sala da administração, no prédio da Reitoria da Uenf, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Foto: Desfile das Campeãs em 2024 – Divulgação


