O tênis brasileiro vive um momento especial. Com apenas 18 anos, o carioca João Fonseca vai aparecer na próxima terça-feira (19) como o novo 44º colocado do ranking da ATP, alcançando a melhor posição da carreira até agora. O resultado coloca o jovem entre os grandes nomes da história do esporte no país.
A marca iguala o feito de Flávio Saretta, que chegou à mesma colocação em 2003, e faz de Fonseca o nono melhor brasileiro de todos os tempos na lista da entidade que organiza o circuito mundial.
O caminho, porém, está aberto para voos ainda maiores. Fonseca soma atualmente 1.095 pontos e, por não ter nada a defender no US Open — que começa no próximo dia 24 de agosto, em Nova York —, terá a chance de subir ainda mais na classificação. Nomes como Carlos Kyrmayr (36º em 1981), Jaime Oncins (34º em 1993) e Marcos Hocevar (30º em 1983) já estão no horizonte, deixando o brasileiro próximo do top 5 histórico do país.
Além do ranking, Fonseca coleciona marcas precoces. Em julho, tornou-se o mais jovem brasileiro a integrar o top 50 da ATP. Hoje, também é o mais jovem do atual top 100 mundial e o segundo mais novo do top 200. Na próxima quinta-feira (21), enquanto treina para o Grand Slam americano, João celebrará seus 19 anos já como uma das grandes promessas do tênis mundial.