Na manhã deste domingo (21), dezenas de manifestantes realizaram um ato em Campos dos Goytacazes contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia. A concentração ocorreu em frente à Câmara Municipal, com início por volta das 9h, e o grupo percorreu ruas próximas da Alberto Torres, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem criticando as propostas aprovadas recentemente pela Câmara Federal.
O protesto foi organizado por partidos e movimentos da esquerda, centrais sindicais e juventudes políticas, como o PCB, UJC, Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Unidade Popular, entre outros. Entre os temas mais criticados pelos manifestantes estão a dificuldade imposta para que investigações criminais sejam abertas contra parlamentares (PEC da Blindagem) e a possibilidade de anistia a envolvidos em atos de golpe.
Segundo participantes, o ato visou chamar atenção para possíveis retrocessos institucionais e democráticos, ressaltando que a sociedade não aceita medidas que fragilizem os instrumentos de controle e responsabilização política. A mobilização em Campos reflete uma onda nacional de protestos realizados em ao menos 30 cidades e 22 capitais contra essas propostas em tramitação no Congresso.

