O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, completa 90 anos neste domingo (27) e recebe homenagens à altura de sua trajetória como um dos maiores ícones culturais do país. Entre os tributos, estão o lançamento da cinebiografia “Mauricio de Sousa – O Filme” e o livro MSP90, que reúne trabalhos de 90 quadrinistas brasileiros.
Apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa retrata a vida do cartunista desde sua infância até o surgimento dos personagens mais queridos do Brasil — Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Mauricio é interpretado pelo próprio filho, Mauro Sousa, que também celebrou a oportunidade como um marco em sua carreira.
“Foi a experiência mais intensa, emocionante e desafiadora da minha vida. Interpretar meu pai no cinema, que é um ícone e um patrimônio cultural brasileiro, foi uma grande honra”, disse Mauro.
Durante o evento, Mauricio também recebeu o Prêmio Leon Cakoff, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura nacional. A mostra ainda exibiu os filmes Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
Já o livro MSP90, organizado pelo jornalista Sidney Gusman, é uma coletânea de histórias criadas por artistas de diferentes estilos e regiões do país. A obra celebra o legado de Mauricio e sua influência na formação de gerações de leitores e quadrinistas.
“Essa diversidade é uma marca do trabalho de Mauricio, que sempre trouxe personagens fortes e representativos, como a Mônica e a Pipa”, destacou a quadrinista Helô D’Angelo, uma das participantes do projeto.
O programa “Caminhos da Reportagem – Mauricio 90: desenhando o Brasil”, da TV Brasil, também exibe nesta segunda-feira (27) um especial sobre a vida e a carreira do cartunista.
Com informações da Agência Brasil – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

