Mais de 600 jovens empreendedores do estado estarão reunidos neste sábado (2), no evento CENTRALRIO, promovido pela RioJunior
O campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será, neste sábado (2), o epicentro da inovação universitária fluminense. A instituição sedia o CENTRALRIO, evento promovido pela RioJunior — Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro — que vai reunir centenas de estudantes empreendedores de todo o estado, com foco especial na atuação crescente das regiões do interior.
Com uma programação intensa de palestras, painéis e rodadas de negócios, o encontro busca fomentar o ecossistema empreendedor entre universitários e aproximar as Empresas Juniores (EJs) de parceiros estratégicos do setor público e privado.
Interior em destaque
Chamam a atenção a força e a representatividade conquistadas pelas EJs do Norte Fluminense, com presença confirmada de empresas como a Áurea Empresa Júnior e a Lignum Ambiental Jr, ambas do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes, além da Focus Consultoria Jr, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Macaé.
Essas empresas vêm se destacando não apenas pelo faturamento crescente, mas também pelo impacto técnico e social gerado em suas comunidades locais.
“É uma oportunidade de mostrar o talento e o potencial transformador dos estudantes dessas regiões. As empresas juniores do Norte Fluminense vêm crescendo em faturamento, qualidade técnica e impacto local”, destaca a presidente da RioJunior.
Números que impressionam
De acordo com a Federação, o Movimento Empresa Júnior no estado do Rio de Janeiro reúne atualmente mais de 76 empresas juniores ativas, com impacto direto em mais de 3 mil estudantes. Somente em 2024, os projetos desenvolvidos movimentaram cerca de R$ 6 milhões, atendendo desde pequenos empreendedores a grandes empresas.
O evento CENTRALRIO reforça a missão do movimento de promover protagonismo jovem, inovação e transformação social por meio da vivência empresarial durante a graduação.
Um novo Rio de Janeiro
A expectativa da organização é que o evento reúna mais de 600 participantes ao longo do dia, representando diversas universidades e regiões do estado, com apoio de instituições de ensino, empresas e órgãos públicos.
Com iniciativas como essa, o Movimento Empresa Júnior se consolida como um dos pilares do novo perfil de juventude empreendedora que se forma no estado: colaborativa, preparada e comprometida com o desenvolvimento sustentável e justo do Rio de Janeiro.

