O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) recebe, a partir desta quinta-feira (2), a exposição “Acervo Histórico da UPPES: 80 anos de história e luta”, em homenagem à trajetória da União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES). A mostra segue aberta ao público até o dia 19 deste mês, com apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
A exposição reúne documentos, registros e memórias que retratam a atuação da entidade na defesa dos professores da rede pública estadual, destacando conquistas salariais, melhorias nas condições de trabalho e a valorização da educação ao longo de oito décadas.
De acordo com a coordenadora dos Museus Municipais de Campos, Graziela Escocard, o projeto também reforça a importância de manter viva a memória sindical e educacional.
“A preservação da memória sindical é também a preservação da memória da educação. Ao reunir o acervo da UPPES, no Museu Histórico de Campos, celebramos não apenas os 80 anos de luta da instituição, mas também o compromisso coletivo de valorizar o professorado e garantir que essa história inspire as futuras gerações”, destacou.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, no Museu Histórico de Campos.
📌 Com informações da PMCG – Foto: Antônio Filho

