O maior projeto socioesportivo do país voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte/Enel/Uenf, será palco, neste sábado (7), de uma ação inédita em Campos dos Goytacazes: a realização do Programa Atletas Saudáveis, organizado pelas Olimpíadas Especiais Brasil.
Das 9h às 17h, alunos do Paraesporte e da Apape terão acesso gratuito a atendimentos oftalmológicos, otorrinolaringológicos, odontológicos e orientações médicas. Segundo o coordenador geral do projeto, professor Fábio Coboski, a iniciativa também inclui a doação de óculos, aparelhos auditivos e encaminhamentos odontológicos aos assistidos que necessitarem.
“Esse trabalho, que antes só acontecia em competições nacionais e internacionais, agora chega pela primeira vez a todos os alunos do Paraesporte de Campos e também do recém-criado polo em Saquarema. É um grande alívio para muitas famílias que não têm condições financeiras de arcar com esses custos”, destacou Coboski.
Além do atendimento médico, o dia também contará com competições esportivas entre alunos do Paraesporte de Campos, Saquarema e da Apape. Pela manhã, serão disputadas partidas de Vôlei de Praia, enquanto a partir das 13h acontecem os jogos de Badminton.
Coboski reforçou que a parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil vai além do incentivo ao esporte:
“É um sábado que une saúde e inclusão, mostrando que o esporte é nossa principal ferramenta para transformar vidas.”