A Petrobras divulgou, nesta terça-feira (23), seu Relatório de Sustentabilidade 2025, destacando a redução de 36% nas emissões absolutas de gases de efeito estufa em comparação com os níveis registrados em 2015. Segundo a companhia, as emissões totalizaram 50 milhões de toneladas de CO₂ equivalente no último ano.
Outro dado apresentado pela estatal aponta uma redução de 62% nas emissões diretas de metano, resultado atribuído aos investimentos realizados em iniciativas de descarbonização integradas ao Programa Carbono Neutro.
De acordo com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, os resultados demonstram que é possível conciliar segurança energética, crescimento da produção e eficiência operacional. A companhia mantém as metas de alcançar emissões líquidas zero até 2050 e reduzir significativamente as emissões de metano até 2030.
Entre as ações de descarbonização, a empresa destacou os projetos de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Em 2025, foram reinjetadas 19,6 milhões de toneladas de CO₂ em reservatórios do pré-sal da Bacia de Santos, superando os 14 milhões de toneladas registrados em 2024. No acumulado, a Petrobras já ultrapassou a marca de 80 milhões de toneladas de CO₂ reinjetadas.
O relatório também evidencia a importância econômica da companhia. No último ano, a Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões em tributos e participações governamentais no Brasil. Além disso, destinou cerca de R$ 195 bilhões ao pagamento de fornecedores.
Na área socioambiental, a estatal informou ter investido voluntariamente R$ 480 milhões em projetos sociais e ambientais, valor 63% superior ao aplicado no ano anterior. Entre as iniciativas estão projetos de recuperação e conservação florestal em todos os biomas brasileiros.
A empresa também informou investimentos de R$ 94 milhões no Programa Autonomia e Renda, voltado à capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo e inclusão produtiva.
Fonte: Petrobras Notícias
Foto: Divulgação




