A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Bella Ciao contra um esquema de tráfico interestadual de armas e drogas que abastecia o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Dois suspeitos foram presos — um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.
As investigações são conduzidas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). Segundo os agentes, o grupo criminoso, formado por um consórcio de facções, movimentou mais de R$ 250 milhões por meio de atividades ilícitas.
O governador Cláudio Castro afirmou que sufocar financeiramente as quadrilhas é prioridade:
“A Polícia Civil vem atuando com operações estratégicas e inteligência para capturar criminosos e apreender armas e drogas. O objetivo é enfraquecer o poder dessas organizações.”
Durante a apuração, os investigadores identificaram o uso de laranjas, empresas de fachada, contas bancárias fraudulentas e uma rede de logística interestadual para esconder a origem do dinheiro e dos produtos ilegais. Parte do esquema tinha base no Mato Grosso do Sul, região conhecida como rota de entrada de armamentos e entorpecentes.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, o trabalho de inteligência é fundamental para enfraquecer as facções:
“Sistematicamente estamos revelando como esses grupos lavam dinheiro e mantêm o abastecimento de drogas e armas. Nosso objetivo é atingir o coração financeiro do crime organizado.”
Além das prisões, a operação também cumpre mandados de busca e apreensão para aprofundar as investigações.