Os quatro policiais mortos durante a megaoperação no Complexo do Alemão serão homenageados com a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A proposta, apresentada pelo deputado estadual Marcelo Dino (União Brasil) — que também é policial militar — foi aprovada em plenário nesta quarta-feira (29), um dia após as mortes.
Serão homenageados Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e os policiais civis Rodrigo Velloso Cabral e Marcus Vinicius Cardoso de Carvalho. O deputado solicitou ainda que fosse feito um minuto de silêncio no início da sessão em memória dos agentes.
Durante a homenagem, Marcelo Dino leu uma das últimas mensagens trocadas entre uma das vítimas e sua esposa, além de destacar o estado de saúde do delegado Bernardo Leal Annes Dias, que foi gravemente ferido durante a incursão.
O parlamentar também iniciou uma campanha de doação de sangue para o delegado Bernardo Leal e outros policiais internados no Hospital Getúlio Vargas: Leandro Oliveira dos Santos, Rodrigo Vasconcelos do Nascimento e Rodrigo da Silva Ferreira Soares. As doações devem ser feitas no Hemorio, com os nomes completos dos pacientes.
“Essa medalha é o reconhecimento do sacrifício máximo desses heróis que tombaram em defesa da sociedade. Que suas famílias recebam nosso respeito e nossa gratidão”, destacou o deputado.
Com informações da Alerj.

