A Ponte da Integração Deputado João Peixoto, em Campos dos Goytacazes, completa um ano consolidando-se como um dos principais marcos de infraestrutura do Governo do Estado do Rio de Janeiro no Norte Fluminense. Com mais de um quilômetro de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul, a obra encerrou uma espera de mais de quatro décadas por uma ligação direta entre as margens do rio.
Desde a inauguração, a nova travessia reduziu distâncias, tempo de deslocamento e custos logísticos, beneficiando diretamente mais de 1 milhão de pessoas nos municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
“Atesta-se que a Ponte da Integração é mais do que concreto e aço. Ela representa dignidade, desenvolvimento e respeito à população do Norte Fluminense”, destacou o governador Cláudio Castro ao reafirmar a importância estratégica da obra.
Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) executa melhorias e a conclusão dos acessos viários, etapa considerada fundamental para ampliar os ganhos logísticos e econômicos da região.
No lado norte, em São Francisco de Itabapoana, duas alças conectam a ponte às RJ-196 e RJ-194, que passam por intervenções em trechos de 18 quilômetros cada, com serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, acostamento e sinalização. Já no lado sul, em São João da Barra, o acesso se integra à BR-356, via estratégica para o escoamento da produção e para o fluxo em direção ao Porto do Açu.
Segundo o presidente do DER, Pedro Ramos, os investimentos fortalecem a integração entre os três municípios e ampliam as possibilidades de desenvolvimento regional.
Os impactos já são percebidos nas cidades beneficiadas. Campos reforça sua posição como polo de comércio, serviços e logística. São João da Barra ganha fluidez no acesso ao Porto do Açu e às áreas produtivas. Em São Francisco de Itabapoana, a população passou a contar com uma conexão mais rápida e segura para acesso a serviços essenciais e oportunidades de trabalho.
Além de melhorar a mobilidade, a ponte impulsiona setores como agronegócio, turismo, comércio e prestação de serviços, contribuindo também para a valorização imobiliária e a integração social.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, engenheiro Uruan, a obra representa um divisor de águas para a região. “É uma intervenção estruturante, que encurta caminhos, aproxima cidades e gera oportunidades, deixando um legado permanente para o Norte Fluminense”, afirmou.
Fonte: Gov.RJ – Foto: Divulgação




