A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, realizou nesta quinta-feira (21) uma ação de limpeza e desassoreamento da barra em Barra do Furado. A intervenção, autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi necessária devido ao fechamento natural da passagem, que impedia o trânsito dos barcos da lagoa para o mar, prejudicando diretamente os pescadores da região.
O secretário da pasta, Cosme Francisco, acompanhou a execução do serviço e destacou a importância da obra:
“Com máquinas, fizemos a intervenção porque o fechamento das comportas reduziu o fluxo do canal, e a primeira ressaca acabou fechando a barra, impedindo o trânsito dos barcos pesqueiros. Essa obra garante que os pescadores possam retomar suas atividades. Estamos no inverno, a lagoa já atingiu a chamada cota de segurança, e sabemos que não dá para brigar com a natureza: o mar tem muita força. Mas, no que for preciso, estaremos aqui para apoiar os pescadores de Barra do Furado.”
Para os pescadores, a reabertura é sinônimo de esperança. Marcos Andrade, da Colônia Z-27, reforçou como o problema afetava o sustento das famílias.
“Com a barra fechada, não era possível sair para o mar e muitos ficaram sem trabalhar. Agora poderemos voltar a pescar e garantir o sustento das nossas famílias”, afirmou.
O assoreamento é um processo natural provocado pelas correntes marinhas na costa sul do Cabo de São Thomé. Com a autorização do Inea, a Prefeitura de Quissamã reafirma seu compromisso em proteger a economia local e garantir melhores condições de trabalho aos pescadores.
Fonte: PM Quissamã