A maranhense Rayssa Leal começou a temporada 2026 da Street League Skateboarding em grande estilo. Na madrugada deste domingo (15), a brasileira venceu a primeira etapa do circuito, disputada em Sydney, e deu o primeiro passo rumo ao pentacampeonato da principal competição de skate street do mundo.
No formato da SLS, cada atleta realiza duas voltas de 45 segundos — descartando-se a menor nota — e depois cinco manobras individuais, sendo consideradas as três melhores para a soma final.
Rayssa não brilhou nas voltas iniciais e obteve 5.8 como melhor nota, ficando fora da zona de pódio naquele momento. A reação veio nas manobras individuais. Com notas 8.2 e 8.4 em sequência, a brasileira assumiu a liderança e pressionou as adversárias, que passaram a arriscar mais e cometer erros.
Na quarta tentativa, Rayssa ainda cravou 7.7, fechando a competição com 30.1 pontos, à frente da japonesa Liz Akama, vice-campeã com 29.2. A australiana Chloe Covell completou o pódio com 24.7 pontos.
Masculino também tem brasileiro no pódio
Entre os homens, o paulista Giovanni Vianna garantiu o terceiro lugar, somando 34.7 pontos. O título ficou com o japonês Ginwoo Onodera, que alcançou 37.3 pontos com desempenho consistente e notas acima de 9.0. O norte-americano Julian Agliardi ficou com a prata, somando 35.5.
A próxima etapa da SLS será no dia 4 de abril, em Los Angeles. Antes disso, entre 1º e 8 de março, os atletas disputam o Campeonato Mundial de Street em São Paulo, organizado pela World Skate, competição que vale pontos importantes para o ranking olímpico.
Fonte: Agência Brasil – Foto: SLS


