Ginasta é a maior medalhista olímpica da história do Brasil
A ginasta Rebeca Andrade, de 26 anos, anunciou nesta terça-feira (12) que não competirá mais na prova de solo. A decisão, comunicada durante palestra na Rio Innovation Week (RIW), tem como objetivo preservar sua saúde física e prolongar a carreira de alto rendimento, após múltiplas cirurgias no joelho.
Medalha de ouro no solo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Rebeca já havia levantado a possibilidade de deixar a prova desde a conquista na França. Com um histórico de três cirurgias para tratar lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) — a mais recente em 2020 — a atleta decidiu reduzir o impacto sobre o corpo e concentrar esforços nos demais aparelhos.
“Parar no solo vai me permitir treinar por mais tempo. Sei que é uma prova que o público ama, mas ainda tenho muito a mostrar na ginástica”, afirmou a campeã.
Maior medalhista olímpica do Brasil, Rebeca agora foca na preparação para os próximos ciclos de competições, incluindo os Mundiais de 2026 e 2027, e tem como grande objetivo disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

