Tecnologia em ação: reconhecimento facial em celular da PM leva à prisão de foragido em Campos
O avanço tecnológico no combate ao crime no estado do Rio de Janeiro deu mais um passo importante nesta terça-feira (27). Policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) realizaram a primeira prisão usando o novo sistema de reconhecimento facial instalado em celulares. A ação aconteceu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Durante patrulhamento na Estrada do Poço Gordo, os agentes abordaram um homem que estava em um ponto conhecido por tráfico de drogas. Ele apresentou uma identidade falsa, mas foi rapidamente desmascarado graças ao sistema de biometria facial integrado ao aplicativo Portal PMERJ. O recurso apontou que se tratava de Bruno de Souza, foragido da Justiça com mandado de prisão em aberto por tráfico e associação ao tráfico.
A prisão foi confirmada por agentes da 134ª Delegacia de Polícia (Campos dos Goytacazes), onde o suspeito permanece detido.
O governador Cláudio Castro comemorou o resultado da operação e ressaltou que a nova ferramenta é parte de um pacote de investimentos em segurança pública. Além do aplicativo nos celulares, o estado conta com câmeras urbanas e portáteis dotadas de reconhecimento facial e leitura de placas.
“Essa é mais uma ferramenta proveniente do nosso investimento em tecnologia para ampliarmos a segurança em todo o estado do Rio. Vamos continuar investindo fortemente nessa área”, afirmou Castro.
Desde sua implantação no réveillon de 2024, o sistema de reconhecimento facial do Governo do Estado já permitiu a prisão de 527 criminosos foragidos, comprovando sua eficácia no reforço à segurança pública.