A Reserva Caruara, administrada pela Porto do Açu Operações, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental na região Norte Fluminense. A iniciativa tem foco especial nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.
O acordo é o primeiro firmado entre o Inea e uma unidade de conservação privada no estado do Rio de Janeiro e marca um avanço importante na integração de políticas ambientais entre o poder público e o setor privado.
“Estamos honrados de celebrar este acordo com o Inea. A Reserva Caruara, além de ser a maior RPPN do Estado do Rio de Janeiro, reforça com este acordo sua atuação no território, ampliando as ações de educação ambiental relacionadas à biodiversidade do ecossistema de restinga em toda a região Norte Fluminense”, afirmou Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.

A parceria prevê o intercâmbio de informações e o desenvolvimento conjunto de projetos e atividades que estimulem a conscientização e o envolvimento da comunidade local na preservação ambiental. Entre os objetivos, está a aproximação entre duas importantes unidades de conservação: a Reserva Caruara e o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), sob gestão do Inea.

O acordo terá validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogado, e representa um passo significativo para o fortalecimento da educação ambiental e da conservação da biodiversidade no litoral norte fluminense.
Sobre a Reserva Caruara
Criada em 2012, a Reserva Caruara é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento de restinga em área privada do Brasil. A unidade realiza ações de pesquisa científica, restauração ecológica e educação ambiental, além de promover benefícios sociais e econômicos para a região.
Mais informações podem ser acessadas em reservacaruara.com.br.

