As contas de energia elétrica continuam pesando no bolso dos brasileiros em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29), que será mantida a bandeira tarifária vermelha – patamar 2, o que representa um acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a agência, a decisão se deve à baixa quantidade de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas, o que aumenta a necessidade de acionar as usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.

“As atuais condições dos reservatórios estão abaixo da média e exigem o acionamento maior das térmicas, com custos mais elevados de geração. Isso justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2”, explicou a Aneel.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, funciona como um alerta ao consumidor sobre os custos de produção de energia no país. Enquanto a bandeira verde indica que não há acréscimo na conta, os patamares amarelo e vermelho representam aumento proporcional ao consumo.

Com informações da Agência Brasil.

Share.
Exit mobile version