Iniciativa une história, cultura e natureza em trajeto fluvial inédito entre os dois municípios da Costa Doce

Em mais uma ação voltada para o fortalecimento do turismo regional e sustentável, as prefeituras de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana promoveram, no sábado (5), uma visita técnica ao novo roteiro “Belezas do Manguezal e Delta”, que integra o projeto Roteiro August Saint Hilaire. O passeio fluvial percorre o Rio Paraíba do Sul conectando os dois municípios por meio de uma experiência que valoriza o ecossistema local, o patrimônio cultural e a identidade do território.

A atividade reuniu empresários do setor, guias de turismo, professores, historiadores e representantes públicos das duas cidades. O novo trajeto passa a integrar o catálogo oficial de roteiros turísticos do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidenf) e poderá ser comercializado por agências de turismo da região.

Segundo o secretário de Turismo de SJB, Flávio Raposo, a iniciativa representa mais que uma ação pontual: “Estamos conectando cidades por meio da valorização da nossa história comum e da natureza exuberante que temos aqui. Essa é uma oportunidade real de atrair mais visitantes e desenvolver a economia de forma sustentável.”

O percurso começou com embarque em São João da Barra, utilizando embarcações típicas da região, com capacidade para 14 pessoas. Durante o trajeto pelo rio, os visitantes puderam contemplar os manguezais, conhecer histórias e lendas locais, além de registrar a paisagem preservada do delta do Paraíba do Sul.

O destino final foi a vila de Gargaú, em SFI, onde o grupo conheceu um estaleiro de construção naval artesanal, além de pontos históricos como o monumento do caranguejo gigante, o Centro Cultural Barracão — instalado em um antigo mercado centenário —, igrejas e casarios do século XIX.

Para o secretário de Turismo de São Francisco de Itabapoana, Denival Neto, a proposta é exemplo do que se pode construir com planejamento conjunto. “O turismo precisa ser visto como força de integração. Com esse novo roteiro, avançamos no objetivo de colocar a Costa Doce entre os destinos mais atrativos do estado.”

O roteiro também reforça a proposta do Geoparque Costões e Lagunas, iniciativa reconhecida pela Unesco que une municípios em torno da valorização da biodiversidade, da geodiversidade e da cultura fluminense.

“É uma construção que beneficia todos os envolvidos: moradores, turistas e empresários do setor. Esse é o futuro do turismo — um caminho coletivo, sustentável e valorizador da nossa gente”, destacou o guia turístico e empresário Flávio Martins dos Santos, um dos participantes da visita técnica.

Share.
Exit mobile version