Mesmo após o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10), São João da Barra segue com baixa adesão. A cobertura vacinal está muito abaixo do esperado, com menos de 10% da população acima de seis meses de idade imunizada até agora.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas apenas 830 doses no Dia D, somando pouco mais de 3 mil doses desde o início da campanha, em 2 de abril. Na época, a vacinação era voltada aos grupos prioritários — como crianças, gestantes e idosos — que somam cerca de 10.910 pessoas. Desse total, apenas 1.830 foram vacinadas, o que representa 16,78%.
Com a ampliação do público-alvo para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, o desafio é ainda maior. Agora, a meta é atingir cerca de 36.313 pessoas no município.
O coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo César Rios, faz um apelo à população. “A cobertura está abaixo do esperado. Por isso, incentivamos que todos procurem a unidade de saúde mais próxima. A influenza pode causar complicações graves como pneumonia, insuficiência respiratória e até a morte, especialmente com a chegada do inverno, quando a circulação do vírus aumenta”, alertou.

Ele também destacou a importância de se antecipar ao período mais crítico da doença. “É nesse momento, entre o outono e o inverno, que temos um pico de ocorrências. Por isso, é fundamental que a população se vacine o quanto antes, para reduzir os riscos de transmissão e evitar a sobrecarga nos serviços de saúde”, explicou.
A vacinação segue nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, enquanto houver estoque da vacina. É necessário apresentar um documento de identidade e, no caso de menores de idade, estar acompanhado por um responsável.
A gripe é uma infecção respiratória viral que se diferencia do resfriado comum por causar sintomas mais intensos, como febre alta, tosse, dores no corpo e dificuldade para respirar. Já o resfriado tende a apresentar sintomas leves, como coriza e dor de cabeça.
Confira o cronograma de vacinação nas unidades de ESF de São João da Barra:
ESF Atafona: segunda a sexta-feira
ESF Barcelos: segunda a sexta (tarde)
ESF Mato Escuro: segunda a sexta-feira
ESF Carrapicho: segunda a quinta-feira
ESF Palacete: segunda a quinta-feira
ESF Sede: segunda a quinta-feira
ESF Nova SJB: terça e sexta-feira
ESF Grussaí Lagoa: segunda e terça-feira
ESF Grussaí Centro: quarta e quinta-feira
ESF Açu: segunda e terça-feira
ESF Cajueiro: quarta-feira
ESF Campo de Areia: quarta-feira