Um dia especial marcou a rotina da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, nesta terça-feira (30). Ao lado dela, estiveram as alunas Isabella Silveira Moore e Kamilly dos Santos Lima Nascimento, escolhidas como prefeita e vice-prefeita mirins em projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As estudantes do ensino fundamental foram eleitas após se destacarem em redações e apresentações orais sobre o tema “A cultura de paz no ambiente escolar – ações que promovam uma relação de respeito e inclusão”. O projeto, que já é tradicional no município, valoriza a escrita, a oratória e o protagonismo juvenil.
Durante a visita, as alunas conheceram o gabinete da prefeita, sentaram na cadeira do Executivo, receberam placas de homenagem e participaram de despachos ao lado da chefe do Executivo e do secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.
Carla Caputi destacou a importância de mostrar às jovens a responsabilidade e o impacto positivo que o trabalho público pode ter na vida das pessoas. “É uma missão muito especial. Nem sempre conseguimos resolver tudo, mas a dedicação, a boa vontade e o trabalho em equipe fazem toda a diferença”, disse a prefeita.
Reeleita para o cargo de prefeita mirim, Isabella, de 14 anos, ressaltou que a experiência ajuda a refletir sobre temas relevantes no dia a dia escolar, como a cultura de paz. Já Kamilly, de 15 anos, vice-prefeita mirim, reforçou a importância da continuidade do concurso, especialmente pela valorização da inclusão e da participação dos jovens.
O secretário de Educação, Daniel Damasceno, destacou o caráter pedagógico e social da iniciativa. “O projeto do prefeito mirim desenvolve a escrita, a oratória, a consciência social e a educação socioemocional, além de dar voz às demandas dos alunos”, afirmou.
Organizado pela Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa da Semed, o projeto mobilizou 42 professores de Língua Portuguesa em 12 escolas da rede municipal e contou com o apoio das famílias e das equipes escolares.
Com informações da Ascom – Foto Divulgação

