A 12ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (21) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O evento acontecerá de 30 de maio a 8 de junho no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), com o tema “Descobertas e Reencontros”. A edição deste ano homenageia o cartunista Ziraldo (1932–2024), criador da logomarca da primeira Bienal campista e presença marcante nas edições de 2010 e 2012.
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 30, às 18h, com o lançamento da exposição “Era uma vez um menino maluquinho”, em homenagem a Ziraldo.
A programação contará com arenas temáticas como a “Arena Maluquinho” (infantil), Arena Jovem, Arena do Professor, Arena de Oficinas e o Café Literário. Entre os convidados confirmados estão Conceição Evaristo, Gregório Duvivier, Roseana Murray, Fabrício Carpinejar, Thalita Rebouças, Juca Kfouri, Eduardo Spohr, André Vianco, Viviane Mosé, MC Bill e Otávio Júnior.
A Bienal também valorizará escritores locais, que terão estandes próprios e participação ativa na programação. Cerca de 10 mil estudantes da rede municipal, estadual e privada, além de alunos de municípios vizinhos, receberão vales de R$ 40 para aquisição de livros no evento. Servidores públicos também serão contemplados com vales de R$ 80.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Campos, por meio da Lei Rouanet, com patrocínios da Ferroport e da Ecourbis.