Uma operação conjunta entre a Receita Estadual e a Operação Foco apreendeu cerca de 47 toneladas de sardinhas enlatadas nesta quarta-feira (12/06), em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A carga era transportada em dois caminhões que saíram de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com destino declarado para o Espírito Santo — porém, os produtos seriam levados, na verdade, para a cidade de Seabra, na Bahia.
A apreensão ocorreu na altura do antigo Posto de Controle Fiscal de Timbó. A documentação fiscal apresentada estava irregular e resultou na lavratura de dois autos de infração, somando R$ 527 mil. A carga total está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão.
Os veículos foram escoltados até o Posto de Controle Fiscal de Morro do Coco, em Campos dos Goytacazes, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Segundo o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, José Eduardo Lopes, a ação conjunta é fundamental para o enfrentamento à sonegação fiscal:
“Ações como essa mostram a importância do trabalho coordenado no combate à concorrência desleal”, disse.
O subsecretário especial de Controle de Divisas, delegado João Valentim, também ressaltou a eficácia da parceria:
“O trabalho da Operação Foco, em conjunto com a Sefaz, tem sido intensificado nas divisas do Estado e vem trazendo excelentes resultados.”